Por que gostamos ou aceitamos respostas prontas? Não tem pior coisa pra mim do que aceitar sem sequer questionar qualquer resposta, principalmente quando se refere à parte de nós destinada para Deus. Todos sabem que o ser humano tem a necessidade de “materializar” Deus. Ou de buscar de forma mais vorás.
Estava lendo um livro para uma resenha e fiquei intrigado com uma parte. Lá diz que o autor deste livro estava em um debate entre ateus e os que criam em Deus de alguma forma. Em um dos questionamentos dos ateus o autor, como um bom cristão atual, perguntou. “Em qual Deus você não acredita? Existem muitos entendimentos diferentes acerca de Deus. Qual deles representa o Deus que você não acredita existir? No que o ateu respondeu: no Deus que condena ao inferno todos aqueles que nunca ouviram sobre Jesus”.
Não sei por que, mas concordo com esse ateu. Ou melhor, sei sim, porque também sou ateu a esse Deus. E digo mais esse Deus não existe e se existe nego a ele e vou lutar contra ele e essa visão. Não posso deixar que as pessoas sejam iludidas por picaretas ou mercadores da fé dizendo que se não pregarmos ou contribuirmos para que preguem pessoas irão para o inferno.
Acredito piamente que a um só meio de ser salvo, no sentido de salvação transcendental. Essa ponte é Jesus Cristo, nisso sou salvo e creio que os que crêem nisso também serão salvos. Agora me dizer que só o cristianismo salva ou que só há salvação nos muros do cristianismo é fundamentalista demais e burrice também.
Sei que ao ler o meu texto você pode pensar: cara você está ficando louco. Eu entenderia se me disse-se isso, pois aprendemos desde cedo como burros de carga sendo ensinados que terão que sofrer carregando o peso dos outros, que essa é a verdade de Cristo. O cristianismo que vivemos hoje é doentio, frustrante, opressor e cansativo. Tanto é que alguns dos pastores de hoje estão dando palestras motivacionais no lugar de mensagens da Palavra de Deus, pois os crentes já não suportam mais a mesma ladainha de sempre.
Ouvi isso de um pastor amigo meu, que os membros das nossas igrejas, e eu falo dos batistas, pois sou um deles, mas nas outras também não deve ser diferente, querem ouvir outro tipo de mensagens. Mais curtas por causa do almoço não demorar ou mais light para não balançar a minha vida social.
Por outro lado também já ouvi que o sermão que não incomoda acomoda. Concordo que tem que incomodar mesmo, mas não acho que é só o sermão que tem que incomodar não. Mas também a EBD, a União de treinamento, os cultos de estudos e todas as programações da igreja, por que não?
É sério, como podemos querer outra resposta melhor. As lições da EBD são sempre as mesmas. Quer ver. Sempre fica nas cartas de Paulo e nos evangelhos. Ta tudo bem, mas por que não se aprofundar mais nos estudos? E por que não podemos criar níveis como na escola secular? Cara eu estou a 20 anos no mínimo na EBD, entre juniores, adolescentes e jovens. É sempre a mesma coisa, há não ser na questão idade não tem diferença nenhuma. E são tão rasas que só se aprende o básico para podermos alienar os alunos um pouco mais.
Como um bom batista, PROPONHO e espero que alguém APOIE para alguma mudança, pois não da pra ficar assim. Não sei todas as respostas se alguém perguntar, se é que alguém tem. Mas proponho que procuremos respostas melhores do que essas que estão nos fazendo engolir durante esses anos todos.
Abraços e fiquem com Deus.